Pular para o conteúdo principal

O que significa Deus faz um vaso para honra e outro para desonra?

O que significa Deus faz um vaso para honra e outro para desonra?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? Romanos 9:21
Esse versículo junto com alguns outros são base de grande discussão acerca da soberania divina.
A pergunta é simples, Deus criou e definiu deliberadamente quem seria um vaso para honra e um vaso para desonra, sem que o homem possa tomar alguma atitude (escolha)?
Contexto
A carta aos Romanos foi escrita para a igreja de Jerusalém, ou seja, para os judeus.
David Stern, autor do livro Comentário Judaico do Novo Testamento contextualiza muito bem a verdadeira questão levantada por Paulo em Romanos 9:
9:6 introdução: o problema: ao rejeitar o evangelho,Israel,com suas muitas vantagens, dá a entender que as promessas de Deus falharam.
9:6-11:32 A solução.
9:6-29 A culpa é de Deus? Não.
9:30-10:21 A culpa “é de Israel? Sim. Qual foi o erro de Israel? Interpretar mal a toráh, achando que ela não requeria confiança ( fé ), mas obras legalistas. Foi por isso que Israel não recebeu o que Deus lhe havia prometido.
Paulo utiliza como contra ponto Romanos 10:13, porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
Paulo não desiste de nenhum dos lados do visível paradoxo da predestinação versus a liberdade de escolha. Pelo contrário, ele é focado em ações, levando-nos para longe do questionamento inútil e destrutivo acerca do governo de Deus e para perto da solução prática, que é achegar-se humildemente a Deus por meio de Yeshua (Jesus), o Messias – este caminho não está perto de ninguém.
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro
O aspecto em questão colocado por Paulo não é a qualidade do barro, nem a diferença física do vaso (homem), mas sim o poder que o oleiro (Deus) tem sobre sua criação.
A passagem mostra que Deus tem o direito soberano sobre os indivíduos culpados no entanto, afirmam apenas o direito de Deus para fazê-lo, sem afirmar nada sobre a maneira pela qual ele é feito.
um vaso para honra e outro para desonra
Paulo expressa a soberania de Deus, mostrando que Ele não só tem o direito e poder sobre sua criação que se tornou pecaminosa, como também não seria injustiça nenhuma Ele utilizar desse direito.
Existe um divergência entre alguns comentaristas se desonra e honra, são utilizados para definir a Graça de Deus, ou se referem a pessoas com melhores dons do que outros.

Conclusão
Existe muita discussão entre Calvinistas e Arminianos sobre Romanos 9. Por isso acredito que David Stern foi muito feliz quando diz que esse é um questionamento de certa forma inútil, uma vez que não muda a necessidade prática.
Dessa forma podemos entender resumidamente que o versículo nos mostra a soberania de Deus, e que o homem não pode e nem deve confrontar as “atitudes” de Deus alegando injustiça, porque de fato não é. Em outras Palavras, o que Deus faz, com quem e quando Ele quer é plenamente justo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGO DE AZAR

Vejamos o que a Bíblia diz sobre jogo de azar e os textos das escrituras que abordam os princípios envolvidos. Citações sobre o jogo de azar na Bíblia Marcos 8:36 (NVI), “Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Hebreus 13:5 (ESV), “Mantenha a sua vida livre do amor ao dinheiro, e se contenta com o que você tem, pois ele disse: Eu nunca deixarei, nem te desampararei.” Eclesiastes 5:10 (NVI): “Aquele que ama o dinheiro não será satisfeito com dinheiro, nem o que ama a abundância com a sua renda. Também isto é vaidade.” Lucas 12:15 (NVI), “E Ele lhes disse:” Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida não consiste na abundância dos bens que ele possui “. O 10º Mandamento O Mandamento número dez encontrado em Êxodo 20:17, fala sobre cobiça, que é a raiz de muitos dos nossos problemas. Qual é ...

O Deus do antigo testamento é cruel?

Incrédulos têm utilizado a destruição das nações pagãs por Israel em Canaã como prova de que o Deus do Antigo Testamento é injusto e cruel. Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Porém assim lhes fareis: Derrubarei...

CONVERSÃO

Um grupo de missionários ligados à Missão Portas Abertas esteve recentemente no Irã, em contato com os cristãos do país para ensiná-los de forma mais aprofundada sobre o cristianismo e a Bíblia Sagrada, e voltou com um testemunho marcante de uma jovem convertida. A jovem Sheeften contou aos missionários que há uma década tinha sonhado com Jesus, mas não tinha entendido o significado daquele sonho – que a levou a conversão – até o encontro com os missionários. “Há exatamente dez anos, eu tive um sonho. Eu vi Jesus vindo à minha direção com um colar. Ele o colocou em meu pescoço. Baixei a cabeça para olhar melhor e vi que era uma cruz com um coração ao centro onde estava escrito o número dez. Na época, eu não sabia o que isso significava, mas, daquele momento em diante, soube que Jesus existia”, declarou a jovem numa carta. Segundo S...