Pular para o conteúdo principal

O que significa Deus faz um vaso para honra e outro para desonra?

O que significa Deus faz um vaso para honra e outro para desonra?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? Romanos 9:21
Esse versículo junto com alguns outros são base de grande discussão acerca da soberania divina.
A pergunta é simples, Deus criou e definiu deliberadamente quem seria um vaso para honra e um vaso para desonra, sem que o homem possa tomar alguma atitude (escolha)?
Contexto
A carta aos Romanos foi escrita para a igreja de Jerusalém, ou seja, para os judeus.
David Stern, autor do livro Comentário Judaico do Novo Testamento contextualiza muito bem a verdadeira questão levantada por Paulo em Romanos 9:
9:6 introdução: o problema: ao rejeitar o evangelho,Israel,com suas muitas vantagens, dá a entender que as promessas de Deus falharam.
9:6-11:32 A solução.
9:6-29 A culpa é de Deus? Não.
9:30-10:21 A culpa “é de Israel? Sim. Qual foi o erro de Israel? Interpretar mal a toráh, achando que ela não requeria confiança ( fé ), mas obras legalistas. Foi por isso que Israel não recebeu o que Deus lhe havia prometido.
Paulo utiliza como contra ponto Romanos 10:13, porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
Paulo não desiste de nenhum dos lados do visível paradoxo da predestinação versus a liberdade de escolha. Pelo contrário, ele é focado em ações, levando-nos para longe do questionamento inútil e destrutivo acerca do governo de Deus e para perto da solução prática, que é achegar-se humildemente a Deus por meio de Yeshua (Jesus), o Messias – este caminho não está perto de ninguém.
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro
O aspecto em questão colocado por Paulo não é a qualidade do barro, nem a diferença física do vaso (homem), mas sim o poder que o oleiro (Deus) tem sobre sua criação.
A passagem mostra que Deus tem o direito soberano sobre os indivíduos culpados no entanto, afirmam apenas o direito de Deus para fazê-lo, sem afirmar nada sobre a maneira pela qual ele é feito.
um vaso para honra e outro para desonra
Paulo expressa a soberania de Deus, mostrando que Ele não só tem o direito e poder sobre sua criação que se tornou pecaminosa, como também não seria injustiça nenhuma Ele utilizar desse direito.
Existe um divergência entre alguns comentaristas se desonra e honra, são utilizados para definir a Graça de Deus, ou se referem a pessoas com melhores dons do que outros.

Conclusão
Existe muita discussão entre Calvinistas e Arminianos sobre Romanos 9. Por isso acredito que David Stern foi muito feliz quando diz que esse é um questionamento de certa forma inútil, uma vez que não muda a necessidade prática.
Dessa forma podemos entender resumidamente que o versículo nos mostra a soberania de Deus, e que o homem não pode e nem deve confrontar as “atitudes” de Deus alegando injustiça, porque de fato não é. Em outras Palavras, o que Deus faz, com quem e quando Ele quer é plenamente justo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

Relacionamentos cortados!

​​Relacionamentos cortados.  Quem nunca viveu um término doloroso e até traumático onde você parece ter sido "cortado" da vida de quem você amava e menos esperava? Eu já. E de repente, você emocionalmente se sente sozinho e se vê num estado de dor insuportavel que parece que não ter fim. Esse estado é temporário, ele passa. Tudo passa. Quando você é cortado da vida de alguém o sentimento de rejeição, abandono, indiferença e traição chega até você sem pedir licença querendo te colocar ainda mais pra baixo. Mas nessa hora você precisa se lembrar de quem você é e então desligar sua alma, seus sentimentos de dor, decepção, frustração e perda, da alma de quem escolheu não ficar. E agora é a sua vez de cortar. Cortar pela raiz sua alma que está presa em alguém que quis partir. Acabou. Então deixe ir. Você merece alguém que segure a corda da vida com você e não alguém que corte ela quando chega o dia mal. E mal sabe ela que cortando dessa forma como está na imagem os dois caem. Um c

O Anel do professor

O Anel do professor – Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada… que sou lerdo… um completo idiota. Ajude-me, por favor. O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: – Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor. Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: – Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar… – C… Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: – Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder. Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam