Pular para o conteúdo principal

O Deus do antigo testamento é cruel?

Incrédulos têm utilizado a destruição das nações pagãs por Israel em Canaã como prova de que o Deus do Antigo Testamento é injusto e cruel.

Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura. Deuteronômio 7:1-5

Seria o Deus do Antigo Testamento injusto e cruel?

Os seguintes factos devem ser tomadas em consideração:

1 – A Longanimidade de Deus

Deus esperou 400 anos antes de julgar estas nações, o que nos lembra que Ele é muito longânimo.

Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. Gênesis 15:13-16

Estas nações tiveram a luz da criação e da consciência, e eles também tinham luz profética. Havia profetas na região, como Melquisedeque e Abraão, Isaac e Jacó e seus filhos. Os cananeus poderiam ter se arrependido como Nínive fez, e Deus teria perdoado (Jonas 3:5-10).

2 – Imoralidade das Nações

As nações em questão se dedicaram a todo tipo de perversão moral vil, incluindo o homossexualismo, estupro, incesto, a bestialidade, e a queima de seus filhos, isso mesmo eles queimavam os seus filhos em oferenda.

Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus. Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos. Levítico 18:1-3

E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez, Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela. E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor. Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é. Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós. Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniquidade, e a terra vomita os seus moradores. Levítico 18:19-25

Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo. Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 18:29,30

Quando o Senhor teu Deus desarraigar de diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las, e as possuíres e habitares na sua terra, Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Assim não farás ao Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses. Deuteronômio 12:29-31

Essas nações foram destruídas por causa da sua total imoralidade.

Considere a condição de Sodoma e Gomorra centenas de anos antes e Deus ordenou a destruição dessas nações. Os homens de Sodoma cercaram a casa de Ló e tentaram abusar os anjos que os visitavam (Gn 19:4-9).

O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos. Isaías 3:9

Não é moralmente errado para um Deus totalmente santo e justo punir aqueles que voluntariamente, flagrantemente, e impenitentemente quebram suas leis.

Aqueles que acusam Deus de injustiça e crueldade para punir nações más são hipócritas, porque eles próprios acreditam na lei e na ordem e apoiam a punição daqueles que cometem crimes como estupro, roubo, abuso infantil e assassinato, particularmente quando esses crimes são cometidos contra eles e seus entes queridos.

Homens são rápidos para pedir justiça quando são ofendidos, mas eles criticam Deus quando Ele aplica a Sua justiça contra os pecadores.

3 – Os juízos de Deus são avisos para os outros.

A destruição de Sodoma e Gomorra e outras cidades dos cananeus são avisos para aqueles que irão ouvir, mesmo para estes tempos finais. Isto é enfatizado nas Escrituras:

E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; 2 Pedro 2:6

Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Judas 1:7

Mesmo no julgamento, Deus é misericordioso. O que Ele ama acima de tudo é a misericórdia e o que Ele é, acima de tudo é um Salvador, mas os homens devem arrepender-se e voltar-se para Ele. Essa é a Sua exigência, e o Criador tem todo o direito de definir as regras!

4 – Existe misericórdia para quem se arrepende

O Senhor foi misericordioso para com aqueles que, como Raabe que se arrependeu de sua idolatria e colocaram sua fé em Jeová Deus (Josué 2).

Todo o teor das Escrituras ensinam que Deus se deleita mais na misericórdia do que na punição.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:4

5 – Deus é Onisciente.

Ele conhece todas as coisas. Ele sabe o começo e o fim. Ele sabe o que as pessoas vão fazer e as escolhas que eles fazem mesmo antes de nascer e enquanto eles ainda são bebês. Parece cruel e irracional para Deus ter crianças mortas com seus pais, mas Deus sabia o que essas crianças fariam quando eles crescessem, como Ele sabia nos dias de Noé.

6 – Era necessário que essas nações pagãs malignas fossem derrubadas para que Israel pudesse se estabelecer naquela terra como uma luz para o mundo.

Eles tinham sido deixados sozinhos, Israel teria sido corrompido moralmente e religiosamente dentro de um curto espaço de tempo (Dt. 7: 2-6). A destruição dessas nações foi realmente um ato de grande compaixão da parte de Deus.

As nações pagãs que foram destruídas mereciam, ao persistir no seu pecado, e exercendo o justo juízo sobre eles Deus estava oferecendo bênção para o mundo inteiro. Através de Israel, Deus deu ao mundo a Sua revelação divina na Bíblia, e através de Israel Ele trouxe o Salvador ao mundo para morrer pelo pecado do homem. “Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Aqueles que acusam Deus de injustiça e crueldade ignoram o fato de que o próprio Deus pagou o preço exigido de sua própria santa lei para que os homens pudessem ser salvos. O coração de Deus foi revelado nas palavras surpreendentes que Jesus falou na cruz em relação às pessoas que o tinham tão terrivelmente e injustamente abusado dele: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

O Deus revelado na Bíblia é a pessoa mais compassiva no universo. Na verdade, Ele é a fonte de todo o verdadeiro amor e compaixão, mas ele também é santo e justo, e Ele não pode ser julgado por insignificantes padrões humanos, inconsistentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

O Anel do professor

O Anel do professor – Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada… que sou lerdo… um completo idiota. Ajude-me, por favor. O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: – Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor. Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: – Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar… – C… Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: – Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder. Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam

Relacionamentos cortados!

​​Relacionamentos cortados.  Quem nunca viveu um término doloroso e até traumático onde você parece ter sido "cortado" da vida de quem você amava e menos esperava? Eu já. E de repente, você emocionalmente se sente sozinho e se vê num estado de dor insuportavel que parece que não ter fim. Esse estado é temporário, ele passa. Tudo passa. Quando você é cortado da vida de alguém o sentimento de rejeição, abandono, indiferença e traição chega até você sem pedir licença querendo te colocar ainda mais pra baixo. Mas nessa hora você precisa se lembrar de quem você é e então desligar sua alma, seus sentimentos de dor, decepção, frustração e perda, da alma de quem escolheu não ficar. E agora é a sua vez de cortar. Cortar pela raiz sua alma que está presa em alguém que quis partir. Acabou. Então deixe ir. Você merece alguém que segure a corda da vida com você e não alguém que corte ela quando chega o dia mal. E mal sabe ela que cortando dessa forma como está na imagem os dois caem. Um c