Pular para o conteúdo principal

Por que os filhos deste mundo são mais prudentes que os filhos da Luz?

Por que os filhos deste mundo são mais prudentes que os filhos da Luz?
E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. Lucas 16:8
Jesus estava ensinando seus discípulos através de uma parábola, resumidamente, um homem rico tinha um empregado que administrava seus bens, este fora acusado de má administração e o patrão avisou que o mandaria embora. Este sabendo que ficaria sem onde ir chamou os devedores do patrão, e deu um “desconto” na dívida, para que quando estivesse na rua pudesse “cobrar” o favor.
E louvou aquele senhor o injusto mordomo
Imagine você que após ler a parábola o patrão daquele administrador elogia o empregado que agiu na “malandragem”, será que Cristo estava orientando que quando alguém estiver prestes a enfrentar situações difíceis pode usar de quaisquer meios para “se dar bem”?
Claro que isso não condiz com as escrituras e nem com o ensino de Cristo, primeiro temos que entender que não é Cristo que está elogiando o administrador, que em algumas traduções é chamado de desonesto, mas sim o seu patrão.
por haver procedido prudentemente
Em algumas traduções é dito que o administrador agiu com sabedoria, e esse foi o motivo da admiração de seu patrão, uma vez que o seu futuro passou a contar com uma nova perspectiva e ficou totalmente comprometido, passou a viver no agora, em favor de seu futuro, e essa sim é a mensagem principal de Cristo para os discípulos, e para todos os cristãos.
O que precisamos entender é que quando nos tornamos cristãos, seguidores de Jesus Cristo, nossa perspectiva sobre o futuro é alterada completamente, isso deveria causar uma mudança radical de vida, com atitudes que irão favorecer aquilo que esperamos no futuro, e essa foi a atitude do administrador.
porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz
Cristo alerta para o fato de que as pessoas que estão no mundo são mais perseverantes, atuam com mais sabedoria em relação as coisas próprias do mundo, do que os que servem a Deus, em relação a vida eterna.
Não é difícil você encontrar pessoas realmente comprometidas com os seus objetivos terrenos, o problema é quando alguém que deveria buscar os valores espirituais se perdem na busca pelo prazer e reconhecimento terreno.
Conclusão
Esta parábola não aprova a negociação do administrador, pois foi definitivamente roubo, mas parábolas são definidas para mostrar uma coisa de uma maneira secreta, e por assim dizer, para apresentar a verdade por meio de uma alegoria, de modo que por esta parábola Cristo nos ensina que os homens do mundo são mais espertos nos assuntos deste mundo do que os filhos de Deus para a vida eterna.
Paulo chama um de carnal e o outro de espiritual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGO DE AZAR

Vejamos o que a Bíblia diz sobre jogo de azar e os textos das escrituras que abordam os princípios envolvidos. Citações sobre o jogo de azar na Bíblia Marcos 8:36 (NVI), “Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Hebreus 13:5 (ESV), “Mantenha a sua vida livre do amor ao dinheiro, e se contenta com o que você tem, pois ele disse: Eu nunca deixarei, nem te desampararei.” Eclesiastes 5:10 (NVI): “Aquele que ama o dinheiro não será satisfeito com dinheiro, nem o que ama a abundância com a sua renda. Também isto é vaidade.” Lucas 12:15 (NVI), “E Ele lhes disse:” Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida não consiste na abundância dos bens que ele possui “. O 10º Mandamento O Mandamento número dez encontrado em Êxodo 20:17, fala sobre cobiça, que é a raiz de muitos dos nossos problemas. Qual é ...

O Deus do antigo testamento é cruel?

Incrédulos têm utilizado a destruição das nações pagãs por Israel em Canaã como prova de que o Deus do Antigo Testamento é injusto e cruel. Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Porém assim lhes fareis: Derrubarei...

CONVERSÃO

Um grupo de missionários ligados à Missão Portas Abertas esteve recentemente no Irã, em contato com os cristãos do país para ensiná-los de forma mais aprofundada sobre o cristianismo e a Bíblia Sagrada, e voltou com um testemunho marcante de uma jovem convertida. A jovem Sheeften contou aos missionários que há uma década tinha sonhado com Jesus, mas não tinha entendido o significado daquele sonho – que a levou a conversão – até o encontro com os missionários. “Há exatamente dez anos, eu tive um sonho. Eu vi Jesus vindo à minha direção com um colar. Ele o colocou em meu pescoço. Baixei a cabeça para olhar melhor e vi que era uma cruz com um coração ao centro onde estava escrito o número dez. Na época, eu não sabia o que isso significava, mas, daquele momento em diante, soube que Jesus existia”, declarou a jovem numa carta. Segundo S...