Pular para o conteúdo principal

Por que Jesus disse Uma geração má e adúltera pede um sinal?

Por que Jesus disse Uma geração má e adúltera pede um sinal?

Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; Mateus 12:39

Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se. Mateus 16:4

E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas; Lucas 11:29

Uma geração má e adúltera

Para entendermos de quem Jesus estava falando é preciso notar os versículos anteriores:

E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão. Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. E outros, tentando-o, pediam-lhe um sinal do céu. Lucas 11:14-16

E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem. Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas. E recomendava-lhes rigorosamente que o não descobrissem,
Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Eis aqui o meu servo, que escolhi,o meu amado, em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito,e anunciará aos gentios o juízo. Mateus 12:14-18

O contexto nos mostra que por mais milagres que Jesus realizava grande parte dos judeus continuavam rejeitando-o, mas não apenas o rejeitavam mas insistiam em tentar desacreditá-lo perante o povo.

O conceito de uma geração adúltera é o de perverter o verdadeiro sentido das profecias, não apenas uma traição, mas de falsificar, modificar o ensino, uma vez que tentavam desqualificar a Jesus Cristo como Messias. Como uma esposa infiel, Israel procurava os benefícios da Salvação, mas sem se submeter ao marido (Cristo).

Nos dias de hoje muitas pessoas pedem um sinal para acreditarem em Deus, o fato é que por mais sinais que Deus faça é provável que essas pessoas continuem em sua cegueira espiritual, pois um dos maiores sinais é a natureza, e ainda assim perverteram o sentido da criação atribuindo ao acaso.

senão o sinal do profeta Jonas

Jonas passou por 2 acontecimentos fantásticos, (1) pregou arrependimento para uma cidade pagã Nínive, o povo se arrependeu e se livrou da ira de Deus, (2) permaneceu 3 dias dentro de um grande peixe.

O próprio contexto de Mateus 12 já aponta para o sentido ao qual Jesus se refere, “… e anunciará aos gentios o juízo”, o primeiro sinal é de que com a vinda de Cristo a salvação alcançaria todos os povos, esse conceito era tão inadmissível para os judeus que realizando um paralelo com Jonas, vendo que o povo de Nínive se arrependera desejou a própria morte.

Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. Jonas 4:3

Portanto o Messias prometido dizer que a salvação seria estendida aos judeus era uma ofensa, o segundo é o da própria ressurreição de Jesus.

Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra. Mateus 12:40

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

O Anel do professor

O Anel do professor – Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada… que sou lerdo… um completo idiota. Ajude-me, por favor. O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: – Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor. Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: – Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar… – C… Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: – Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder. Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam

Relacionamentos cortados!

​​Relacionamentos cortados.  Quem nunca viveu um término doloroso e até traumático onde você parece ter sido "cortado" da vida de quem você amava e menos esperava? Eu já. E de repente, você emocionalmente se sente sozinho e se vê num estado de dor insuportavel que parece que não ter fim. Esse estado é temporário, ele passa. Tudo passa. Quando você é cortado da vida de alguém o sentimento de rejeição, abandono, indiferença e traição chega até você sem pedir licença querendo te colocar ainda mais pra baixo. Mas nessa hora você precisa se lembrar de quem você é e então desligar sua alma, seus sentimentos de dor, decepção, frustração e perda, da alma de quem escolheu não ficar. E agora é a sua vez de cortar. Cortar pela raiz sua alma que está presa em alguém que quis partir. Acabou. Então deixe ir. Você merece alguém que segure a corda da vida com você e não alguém que corte ela quando chega o dia mal. E mal sabe ela que cortando dessa forma como está na imagem os dois caem. Um c