Pular para o conteúdo principal

Por que Jesus disse Para trás de mim, Satanás! a Pedro?

Por que Jesus disse Para trás de mim, Satanás! a Pedro?

Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. Mateus 16:23

Para trás de mim

Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! ” Mateus 16:22

Jesus estava explicando aos discípulos que sua missão na terra era a morte e ressurreição (Mateus 16:21). Pedro não gostou do que ouviu! Ele provavelmente estava pensando que Jesus entraria em Jerusalém como uma figura política, que iria contra os romanos e seria rei de Israel fisicamente. Então, para Pedro a ideia de Jesus morrer era impensável. Ele não tinha percebido que o caminho para a glória de Jesus foi através do sofrimento da morte na cruz.

Dessa forma ele contraria o Mestre e passa a repreendê-lo, quando Jesus diz, para trás de mim, provavelmente está dizendo a Pedro se colocar na posição de submissão, não cabia a ele dizer o que Cristo deveria fazer mas apenas obedecer e seguir seus passos.

Satanás

Existem diversas teorias quanto a Cristo ter chamado Pedro de Satanás, a menos aceita e improvável é a de que ocorreu uma possessão temporária por parte de Satanás em Pedro.

Uma segunda linha de pensamento acredita que Satanás pode ter influenciado os pensamentos de Pedro a ponto de dele passor a se posicionar contra a principal missão de Jesus, como uma continuação da tentação no deserto, seria uma sugestão “maligna” de receber a glória sem ir para a cruz.

A tese mais provável é de que a palavra Satanás não estava se referindo aqui ao anjo caído, mas sim ao significado, ou seja, acusador, opositor. Uma vez que Pedro estava se opondo a ideia de Cristo, foi chamado de Satanás. Os comentaristas Barnes e Clark concordam que a palavra utilizada seria melhor traduzida por adversário.

Você é uma pedra de tropeço para mim

A Bíblia está repleta de menções onde o próprio Jesus é uma pedra de tropeço para os Judeus, ver, Is 8:14, Rm 9:32, 1 Pe 2:8. Nesse versículo porém o próprio Pedro se tornava um obstáculo para Cristo, a exortação do Senhor serviria para que o apóstolo se acostumasse com a ideia de que o Reino não era terreno.

não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens

O ser humano tem muita dificuldade em criar uma linha de raciocínio voltada para o Reino, justamente porque esse contraria toda a lógica humana, Jesus queria deixar claro para eles que veio cumprir a vontade do Pai, mais do que isso era necessário que Pedro fizesse uma escolha entre o reino terreno e o reino dos céus.

São tempos de analisarmos se não estamos sendo pedra de tropeço para outros, mais do que isso se não estamos pensando mais nas coisas dos homens, do que nas coisas de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as na...

Alegria Inabalável

Alegria Inabalável Como crentes serão julgados Versículo do dia: Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. (Apocalipse 20.12) Isso é sobre o juízo final? Os nossos pecados serão lembrados? Eles serão revelados? Anthony Hoekema responde sabiamente algo como isso: “As falhas e debilidades dos… crentes… estarão em cena no dia do juízo. Mas — e esse é o ponto importante — os pecados e debilidades dos crentes serão revelados no juízo como pecados perdoados, cuja culpa foi totalmente coberta pelo sangue de Jesus Cristo”. Imagine-o assim: Deus tem um registro de cada pessoa (os “livros” de Apocalipse 20.12). Tudo o que você já fez ou disse (Mateus 12.36) e...

Por que Jesus disse Uma geração má e adúltera pede um sinal?

Por que Jesus disse Uma geração má e adúltera pede um sinal? Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; Mateus 12:39 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se. Mateus 16:4 E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas; Lucas 11:29 Uma geração má e adúltera Para entendermos de quem Jesus estava falando é preciso notar os versículos anteriores: E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão. Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios...