Pular para o conteúdo principal

Mateus 5:8

Mateus 5:8

Introdução: Todo bom sermão realmente tem um plano. Isso é verdade a respeito do Sermão do Monte em geral, e às bem-aventuranças em particular.
Anteriormente mencionamos como cada uma das bem-aventuranças conduz à seguinte. Assim, todos os que compreendem sua pobreza espiritual, choram por causa de suas faltas, e verdadeiramente chegam ao ponto em que, com sinceridade, se sentem humildes e mansos.
Essa compreensão os levou a ter fome e sede de algo melhor - da justiça de Deus como graça perdoadora, bem como graça transformadora e fortalecedora.
Essa quarta bem-aventurança (ter fome e sede) estabelece o centro das bemaventuranças. As três que a antecederam tratam da pessoa em relação a Deus.
As que se seguem tratam do relacionamento de cada indivíduo com outras pessoas.
A recompensa dos que têm fome e sede é que eles serão fartos. "Mas fartos de quê?" pode alguém perguntar. Da justiça que buscam! Eles são perdoados e transformados em pessoas que possuem nova perspectiva da vida.
Parte dessa fartura está explícita na "segunda parte" das bem-aventuranças. Eles se tornarão misericordiosos, puros e pacificadores. Que bênção! Que transformação! Que dom precioso! Glórias a Deus, por meio de quem todas as bênçãos nos advêm! ~ Há outra coisa importante a respeito do plano das bem-aventuranças. A quinta, sexta e sétima bem-aventuranças correspondem à primeira, segunda e terceira, tendo a quarta como o ponto central. É como subir de um lado da montanha nas primeiras três, chegando ao topo na quarta, e então descer do outro lado nas últimas três.
De igual modo, os puros de coração são aqueles que anteriormente choraram por causa de sua impureza de coração. Em seqüência semelhante, os pacificadores são aqueles que se tornaram mansos.
A grande verdade é que Jesus não tem um plano só nas bem-aventuranças; Ele tem um plano definido para a minha vida.

PORQUE OU PARA QUE PRECISO SER PURO DE CORAÇÃO?
HÁ VÁRIOS MOTIVOS. ESTUDEMOS COM PROFUNDIDADE E DEVOÇÃO AGORA.

A Essência do Assunto

1. PORQUE MEU CORAÇÃO É O CENTRO DE MEU PROBLEMA ESPIRITUAL.
Provérbios 4:23.
* Quando Sir Walter Raleigh foi levado à quadra de execução, seu executante perguntou se sua cabeça estava na posição correta. Raleigh respondeu: "Pouco importa, meu amigo, como está a cabeça, contanto que o coração esteja bem."
* De maneira semelhante, quando vou ao médico para fazer uma cirurgia na perna, a primeira coisa que o médico faz é examinar meu coração. Afinal, se o coração não estiver bem, não há necessidade de consertar a perna. Sem um coração sadio, a melhor perna do mundo de nada me serve.
No campo físico, o coração é o centro da vida. É o pulsar daquele músculo que espalha vida ao restante do corpo.
- O mesmo acontece no campo espiritual. Daí a ênfase bíblica sobre a importância de um coração reto para com Deus.
- Jesus pronuncia Sua bênção sobre aqueles que são "puros de coração". Isso significa que Ele não elogia aqueles que são intelectuais. Ele não diz: "Bem-aventurados os que compreendem a doutrina corretamente, porque eles verão a Deus." Seu destaque está no coração.
- Mas, por favor, não me entenda mal. Doutrina correta é importante, não é, porém, a essência do assunto. Você pode ter uma compreensão correta das doutrinas e ser mais mesquinho do que o diabo. Uma pessoa pode ser "direita" no que se refere às doutrinas, e contudo ser uma maldição para a igreja e um falso representante de seu Senhor.
- Como acontece na vida física, o centro da existência cristã é o coração. O coração que está bem, tanto com Deus como com outras pessoas, estabelece o cenário para a compreensão correta da doutrina e a correta expressão da fé na vida diária da pessoa. Sem um coração espiritual sadio, você está espiritualmente morto, não importa quão bem você entenda teologia ou quanto conseguiu memorizar.
São os puros de coração que verão a Deus.

2. PORQUE SE MEU CORAÇÃO ESTIVER MAU, TODO O FUNCIONAMENTO DE MINHA VIDA ESPIRITUAL FICARÁ PIOR. Mateus 15:10-19.
* No mundo da Palestina do primeiro século, pensava-se que o coração era muito mais do que um órgão do corpo humano que bombeava sangue. A palavra grega kardia, é traduzida para o inglês como "heart" e para o português como coração. É o que deu origem à palavra cardíaco e outros termos semelhantes.
- Do começo ao fim da Bíblia, kardia é o centro dos motivos e atitudes das pessoas, bem como o centro da personalidade. Inclui ainda a mente e a vontade.
Por isso, Jesus podia dizer: "Por que cogitais o mal no vosso coração?" (Mat. 9:4), e o sábio podia afirmar que "como imagina em sua alma [coração], assim ele é".
Prov.23:7.
- A Bíblia estabelece que o coração é o centro de controle da mente e da vontade, bem como das emoções. O coração é o manancial de onde fluem todas as demais coisas na vida de uma pessoa.
- Como resultado, é de suma importância que o coração seja puro. Um coração impuro pode levar a uma vida impura; um coração puro, porém, resulta em uma vida em harmonia com os princípios divinos. O centro de controle é extremamente importante. "Bem-aventurados os puros de coração." - Jesus transmitiu Seus ensinos a respeito do coração num mundo em que a espiritualidade das pessoas era julgada pelo seu exterior. A maneira como lavavam suas mãos, como se vestiam e com quem comiam, se tornaram pontos pelos quais eram julgados. A religião se tornara exterior no entendimento dos judeus.
APLICAÇÃO: Não é muito diferente hoje. Inúmeros cristãos professos ainda avaliam outras pessoas pelas ações exteriores. E a sua vara de medir é com freqüência a vara da tradição e da perspectiva humana usada pelos antigos fariseus. E isso acontece até entre os Adventistas do Sétimo Dia.
- Os ensinos de Jesus colocam um fim a todas essas formas de avaliação. Sua preocupação é o centro de controle. Se as coisas estiverem certas no centro, elas também estarão certas na periferia da minha vida.

Pureza é Importante

3. PORQUE SE QUERO MEU NOME INSCRITO NO LIVRO DA VIDA, PRECISO TER UM CORAÇÃO PURO, UMA VIDA RENOVADA. Apocalipse 21:27.
* O significado básico de puro é "sem impurezas, limpo, sem contaminação". O termo grego é com freqüência usado para referir-se a metais que foram refinados até que toda a impureza tenha sido removida, restando só o metal puro.
Assim, nesse sentido, pureza significa sem mistura, não adulterado, genuíno.
- Quando esse pensamento é aplicado ao coração, pensamos em motivos puros, ou, melhor ainda, em sinceridade, devoção individual, uma pessoa que é totalmente dedicada a Deus, de acordo com os Seus princípios.
- O oposto de pureza no campo espiritual é ser inconstante. A pessoa inconstante procura seguir ao Senhor e ao mundo ao mesmo tempo. O coração impuro é um coração dividido. É um coração que busca alcançar dois alvos incompatíveis ao mesmo tempo.
APLICAÇAO: Jesus disse que isso é impossível. Ninguém pode servir a dois senhores; "Mat. 6:24. Deus deseja que dominemos nossos atos. Quer que decidamos quem é na verdade o Deus de nossa vida - as coisas da Terra ou o Senhor Jesus. Essas duas áreas representam dois reinos estabelecidos sobre duas diferentes séries de princípios.
Quando Jesus nos diz que Seus seguidores devem ser puros de coração. Ele quer dizer mais do que meramente limpeza das coisas exteriores que contaminam nossa vida. Ele quer dizer também e precisamos compreender que vivemos em um campo de batalha espiritual. E que é necessário Que escolhamos com cuidado a em nos sujeitamos. Ser puro de coração é entregar totalmente nossa vida, mente e vontade a Deus e aos Seus princípios. Tais pessoas terão seus nomes escritos no livro da vida e verão a Deus.

Vendo Deus Aqui e Agora

4. PORQUE SÓ VEREI A DEUS AQUI, NESTA VIDA, SE TIVER UM CORAÇÃO ALVO COMO A NEVE. I João 4:12.
- O que a Bíblia quer dizer quando afirma que os puros de coração verão a Deus?
É essa uma experiência presente ou algo que terá lugar no futuro? A resposta inclui as duas coisas.
Moisés * Depois da trágica experiência do bezerro de ouro, e pouco antes de Deus dar a Moisés os Dez Mandamentos pela segunda vez, o profeta pediu para ver a glória de Deus. Em Sua bondade, Deus colocou Moisés na fenda de uma rocha e prometeu deixá-lo ver Suas costas: ''Tu Me verás pelas costas; mas a Minha face não se verá." Exo. 33:23.
- Assim acontece conosco. Embora vá chegar a ocasião em que "haveremos de velo como Ele é" (I João 3:2), atualmente, por assim dizer, só O vemos pelas costas - nós O vemos parcialmente.
- Mas esse vislumbre parcial é uma realidade presente. Afinal, Jesus disse que aquele que O vê, vê o Pai (João 14:9). Jesus veio para revelar o Pai ao mundo.
Como resultado, quando estudamos a história do evangelho, captamos o melhor vislumbre do Pai que está disponível agora. Logicamente, aquilo que é verdade a respeito dos quatro Evangelhos, é também verdade acerca do restante da Bíblia em menor sentido. Todas as Escrituras são apenas um reflexo parcial de Deus.
- Os cristãos não só captam vislumbres de Deus na Bíblia, mas, através dos compreensíveis olhos da fé, podem perceber o toque de Deus na natureza, nos eventos da História e na maneira como Ele os trata diariamente. Conquanto apreciemos os vislumbres de Deus, aguardamos com ansiosa antecipação aquele dia em que O veremos face a face na Terra renovada. Os vislumbres de Sua glória e amor, que nos são permitidos agora, nos dão apenas uma pálida noção do que virá para aqueles que com toda sinceridade dedicaram a vida a Deus.

Vendo a Deus Então e no Além

5. PORQUE Só TEREI O PRAZER DE VER SUA FACE PLENAMENTE SE MEU CORAÇÃO BATER PELO DELE. I João 3:2 e 3.
- Nesta vida, vemos apenas o início do cumprimento da promessa de Deus aos puros de coração.
- Pense por um momento sobre o que significará permanecer na presença do Rei do Universo. Você e eu estamos sendo preparados para entrar na presença absoluta do Rei dos reis e Senhor dos senhores. A compreensão dessa idéia revolucionará nossa vida.
Agora O vemos como que através de um vidro escuro, mas então O veremos face a face. Pense nisso. Medite sobre isso. Leia a respeito do trono de Deus em passagens como Apocalipse 4 e 5, e Ezequiel1.
Depois leia alguns dos grandes cânticos de louvor em Apocalipse. 'Vi", registra João em Apocalipse 5:11-14, "e ouvi uma voz de muitos anjos..., cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Então ouvi que toda criatura que há no Céu e na Terra, ... estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amém; também os anciãos prostraram-se e adoraram." Um dia você estará diante desse trono!

COMO ENTÃO SER PURO? I João 1:9.

* Homens e mulheres têm lutado com esse assunto através de séculos. Alguns pensam que a resposta está em isolar-se do mundo como os eremitas, monges, freiras, ou em alguma outra forma de comunidade "pura".
Um desses beatos foi Simeão Stylites (aproximadamente 390-459 d.C.). Depois de ter ficado enterrado até o pescoço durante vários meses, Simeon decidiu que a maneira de se santificar seria sentando-se no topo de um pilar de mais de 18 metros de altura, onde ficaria livre de toda tentação. Durante 36 anos (até sua morte) "Santo" Simeão permaneceu em cima do seu pilar. Seu corpo não só "se encheu" de bichos, como ele executava exercícios torturantes muito acima do solo desértico. Uma vez, por exemplo, ele disse ter tocado os pés com a testa mais de 1.244 vezes seguidas.
Outros atletas ascéticos encarceraram a si mesmos em celas tão pequenas que não podiam ficar totalmente deitados, nem totalmente em pé. Muitos deixaram de tomar banho e usaram vestes de couro, com os pêlos roçando a pele. Conta-se que outros ainda sobreviviam comendo grama, que cortavam com foices.
Tais homens e mulheres estavam desesperados para estar bem com Deus. Procuraram a pureza de coração com todas as suas forças.
Infelizmente estavam seguindo o caminho errado. Não compreenderam o poder do pecado em sua vida. Jeremias identifica com precisão a condição do ser humano, quando diz: "Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal." Jer.13:23. A resposta é óbvia. De nós e por nós mesmos, somos verdadeiramente um caso perdido. Não importa o que façamos, ainda temos o mesmo coração impuro.

Não Há Nada que Possamos Fazer? Filipenses 2: 12 e 13.

- Falando com franqueza, nada há que possamos fazer para purificar nosso coração. Esse é um trabalho de Deus. Ele é quem pode limpar, é o grande purificador. É o Seu poder que nos dá um novo coração, novo entendimento e uma nova perspectiva da vida. Tudo que podemos fazer é aceitar a dádiva divina.
Mas essa aceitação é importantíssima. Deus não força a Sua salvação sobre ninguém.
- Entretanto, uma vez que Deus nos transformou em novas criaturas, com novos valores, existe algo que podemos fazer à medida que Ele progressivamente procura purificar nossa vida. Podemos cooperar com Ele. Como Paulo colocou tão bem no texto para a leitura de hoje, Deus opera em nosso interior, através do poder do Espírito Santo, para de maneira progressiva purificar nossa vida diária, a fim de que nossos atos combinem com nosso novo coração. Nós "operamos" nossa salvação através do poder dinâmico de Deus.
- Algumas pessoas parecem ter a idéia de que todas as obras são erradas. Isso é verdade se estamos tentando nos tomar salvos. A Bíblia é contra qualquer tentativa de ganhar a salvação - ela é dádiva de Deus.
- Mas, uma vez que a pessoa é salva em Jesus, ela vai de maneira natural e alegre desejar viver sua nova vida em harmonia com os princípios de Deus. A pureza de coração levará a pessoa a desejar pureza em tudo o que fizer.
Por isso, Paulo pôde falar da ''fé que atua pelo amor". Gál. 5:6. Ele elogia "a operosidade da... fé, [e a] abnegação do... amor" dos tessalonicenses. I Tess. 1:3.
E parte da sua tarefa era chamar os gentios à "obediência por fé". Rom. 1:5;16:26.
- A pureza de coração leva naturalmente à pureza de vida.

APELO: Deus quer resolver o nosso problema. Creio que muitos de nós sofremos deste mal, o coração impuro há muitos anos, sem qualquer melhora em nossa situação espiritual. Ele pode mudar esta situação agora, já. E pode continuar fazendo-o a cada dia se humildemente lermos nossa Bíblia e orarmos diariamente. Que tal sair daqui novinho em folha? Que tal ser uma nova criatura a cada manhã? Quantos aqui gostariam que Deus atuasse em sua vida dessa forma?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

O Anel do professor

O Anel do professor – Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada… que sou lerdo… um completo idiota. Ajude-me, por favor. O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: – Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor. Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: – Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar… – C… Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: – Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder. Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam

Relacionamentos cortados!

​​Relacionamentos cortados.  Quem nunca viveu um término doloroso e até traumático onde você parece ter sido "cortado" da vida de quem você amava e menos esperava? Eu já. E de repente, você emocionalmente se sente sozinho e se vê num estado de dor insuportavel que parece que não ter fim. Esse estado é temporário, ele passa. Tudo passa. Quando você é cortado da vida de alguém o sentimento de rejeição, abandono, indiferença e traição chega até você sem pedir licença querendo te colocar ainda mais pra baixo. Mas nessa hora você precisa se lembrar de quem você é e então desligar sua alma, seus sentimentos de dor, decepção, frustração e perda, da alma de quem escolheu não ficar. E agora é a sua vez de cortar. Cortar pela raiz sua alma que está presa em alguém que quis partir. Acabou. Então deixe ir. Você merece alguém que segure a corda da vida com você e não alguém que corte ela quando chega o dia mal. E mal sabe ela que cortando dessa forma como está na imagem os dois caem. Um c