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Mateus 5:5.

Mateus 5:5. - À semelhança das bem-aventuranças anteriores, esta é inteiramente oposta ao pensamento do que a Bíblia chama de "homem natural". - O mundo julga em termos de poder, auto-confiança, agressividade, e conquista. Mas Jesus exaltou traços impopulares de caráter, tais como humildade de espírito, pesar e agora mansidão. Jesus é verdadeiramente o Revolucionário dos revolucionários. Ele verdadeiramente inverteu o sistema de valores da cultura dominante. - A radicalidade dos ensinos de Cristo implica em um estilo de vida totalmente diferente para Seus seguidores. Não é por acaso que Jesus Se refere ao fato de alguém tornar-se cristão como sendo um novo nascimento (João 3:3 e 5). - O cristão renascido pertence a um reino inteiramente diferente do da cultura em geral, e até mesmo, infelizmente, da cultura de muitas igrejas. Como resultado, ele tem um novo conjunto de valores. - Segundo Jesus, não são os desordeiros, violentos, agressivos, ou egoístas que he

Mateus 5:6

Mateus 5:6 Todos os problemas no mundo atual resultam do fato de que a humanidade não está bem com Deus. Todos os nossos anseios e frustrações se originam nesse conceito. Aí entra a quarta bem-aventurança. Ter fome e sede de justiça basicamente significa desejar estar livre do pecado em todas as suas formas. Conseqüentemente, essa fome e sede é um desejo de estar bem com Deus. - D. Martyn Lloyd-Jones nos ajuda a entender a questão quando escreve: "O homem que tem fome e sede da justiça é aquele que vê que o pecado e a rebelião o separam da presença de Deus, e anseia restaurar o antigo relacionamento, o relacionamento original de justiça na presença de Deus. Nossos primeiros pais foram criados justos na presença de Deus. Eles habitaram e caminharam com Ele. Esse é o relacionamento que tal homem deseja." - Ter fome e sede de justiça também significa desejar estar livre do poder do pecado em nossa vida diária, um poder que nos induz à sujeição aos maus hábitos e a rel

Mateus 5:7

Mateus 5:7 - A quinta bem-aventurança nos apresenta um ponto crítico. As quatro primeiras tratam de nossa relação com Deus. - A quinta começa a tratar de nosso relacionamento com outras pessoas. O mesmo é verdade com respeito às últimas três. Assim, a maneira mais simples de dividir as Bem-aventuranças é como a das tábuas dos Dez Mandamentos. APLICAÇÃO: O cristianismo não é simplesmente uma questão de amar e ter afeição por Deus. Longe disso. Os dois Testamentos ilustram o cristianismo como amor tanto a Deus como às outras pessoas. Não estamos tratando da questão "um ou outro", mas "ambos e um e outro". - Na verdade, para mim, é impossível amar a Deus sem amar os outros. - De igual forma, se realmente refletirmos nisso, é impossível amar genuinamente as outras pessoas, sem amar a Deus. O máximo que você transmita de amor a um irmão ou irmã, desvinculado do amor divino, é meramente uma forma mais sutil de egoísmo humano. Isto é, eu o amo por causa do que

Mateus 5:8

Mateus 5:8 Introdução: Todo bom sermão realmente tem um plano. Isso é verdade a respeito do Sermão do Monte em geral, e às bem-aventuranças em particular. Anteriormente mencionamos como cada uma das bem-aventuranças conduz à seguinte. Assim, todos os que compreendem sua pobreza espiritual, choram por causa de suas faltas, e verdadeiramente chegam ao ponto em que, com sinceridade, se sentem humildes e mansos. Essa compreensão os levou a ter fome e sede de algo melhor - da justiça de Deus como graça perdoadora, bem como graça transformadora e fortalecedora. Essa quarta bem-aventurança (ter fome e sede) estabelece o centro das bemaventuranças. As três que a antecederam tratam da pessoa em relação a Deus. As que se seguem tratam do relacionamento de cada indivíduo com outras pessoas. A recompensa dos que têm fome e sede é que eles serão fartos. "Mas fartos de quê?" pode alguém perguntar. Da justiça que buscam! Eles são perdoados e transformados em pessoas que possu

Mateus 5:8

Mateus 5:8 Introdução: Todo bom sermão realmente tem um plano. Isso é verdade a respeito do Sermão do Monte em geral, e às bem-aventuranças em particular. Anteriormente mencionamos como cada uma das bem-aventuranças conduz à seguinte. Assim, todos os que compreendem sua pobreza espiritual, choram por causa de suas faltas, e verdadeiramente chegam ao ponto em que, com sinceridade, se sentem humildes e mansos. Essa compreensão os levou a ter fome e sede de algo melhor - da justiça de Deus como graça perdoadora, bem como graça transformadora e fortalecedora. Essa quarta bem-aventurança (ter fome e sede) estabelece o centro das bemaventuranças. As três que a antecederam tratam da pessoa em relação a Deus. As que se seguem tratam do relacionamento de cada indivíduo com outras pessoas. A recompensa dos que têm fome e sede é que eles serão fartos. "Mas fartos de quê?" pode alguém perguntar. Da justiça que buscam! Eles são perdoados e transformados em pessoas que possu

Mateus 5:9

Mateus 5:9 - Como as outras bem-aventuranças, esta vai contra a maneira de pensar dos judeus. * Desde seu primeiro capítulo, Mateus apresenta Jesus como o Messias e o Filho de Davi. Na mente dos judeus, os títulos dados às pessoas tinham implicações políticas. Os dois títulos vêm juntos na imagem de um rei terreno. Davi fora um ilustre guerreiro vencedor, e os judeus do primeiro século esperavam que o seu Rei Messias seguisse o mesmo programa. O Messias (ou Cristo) devia ser um libertador nacional. Por exemplo, nos Salmos de Salomão (um livro judeu escrito no período entre o Antigo e o Novo Testamentos), o ungido Filho de Davi é um rei que se levantaria dentre o povo para libertar Israel dos seus inimigos. Esse rei davidiano seria dotado de dons sobrenaturais. De igual modo, em IV Esdras (um apocalipse do primeiro século d. C.) o Messias reina sobre um reino messiânico temporário durante aproximadamente 400 anos. Houve três grandes períodos de escravidão na história de Isr