Pular para o conteúdo principal

EXEGESE DE MATEUS 12:1-8

EXEGESE DE MATEUS 12:1-8

"Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. [...] Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor do sábado."

Alguns quando leêm esse texto dizem: "Está vendo, Jesus transgrediu o sábado, por isso não precisamos mais obedecer ao quarto mandamento da lei de Deus". Só que há um problema muito sério com esse pensamento. Vejamos:

De acordo com a Bíblia "o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3:4). Essa mesma Bíblia diz que Jesus foi "tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hebreus 4:15). Se Jesus tivesse transgredido o quarto mandamento teria pecado, se tivesse pecado. Isso parece absurdo, mas é a implicação moral do argumento "Jesus transgrediu o sábado por isso não devemos mais obedecer ao quarto mandamento".

Jesus nunca pecou, por isso é nosso Salvador e Seu sacrifício expiatório foi aceito por Deus. O problema não está em Jesus e sim nos que distorcem a Bíblia, os "ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles" (2 Pedro 3:16).

Nesse momento não importa o que você crê, importa o que a Bíblia diz e a Bíblia diz: "Jesus não transgrediu o sábado". Portanto, qual é a questão então em Mateus 12:1-8? A questão não é SE o sábado deve ser guardado e sim COMO ele deve ser guardado: de forma legalista como os fariseus ou de forma misericordiosa como Jesus ensinava?

Veja bem, os apóstolos viviam viajando com Jesus, de um lado para o outro, iam com o Mestre curando, libertando, restaurando e muitas vezes mal tinham tempo para se alimentarem direito e num momento de pausa do ministério, quando estavam se deslocando de um lugar para trabalhar em outro, passam então por uma plantação e tiraram algumas espigas para recobrar as forças, cuidarem do templo do Espírito Santo e terem condições de continuar trabalhando pelas pessoas. Seria isso "transgressão do sábado"? Só na mente dos fariseus do tempo de Jesus e na mente dos fariseus de nossos dias que não atenderam ao pedido de Jesu:

"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos" (Mateus 9:13).

Em Deuteronômio 23:25 está escrito: "Quando entrares na seara do teu próximo, com as mãos arrancarás as espigas; porém na seara não meterás a foice". Ou seja, Deus permitia fazer o que os discípulos fizeram. Podia pegar pra comer, o que não podia era colher para vender.

O quarto mandamento (Êxodo 20:8-11) ordena o descanso do trabalho no sábado. Em Êxodo 34:21 diz que não se deve fazer colheita nesse dia. As leis expandidas, encontradas na Mishnah judaica alistam 39 categorias de trabalho proibidas no sábado: colher grãos era uma delas. Alguns rabinos chegavam a desencorajar caminhadas por campos se o grão estivesse à altura do tornozelo, pois caso o tornozelo acidentalmente derrubase grãos ao roçar neles, isso seria considerado debulhar.

Jesus não viera abolir a lei (Mateus 5:17), viera dar o pleno significado da mesma, veio para restaurar a aplicação espiritual dos dez mandamentos que havia se perdido pela influência grega sobre o judaísmo e pela tradição farisaica. Isso pode ser visto no Sermão do Monte. Jesus veio nos ensinar o que devemos fazer no sábado, pois Ele disse:

"Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem." (Mateus 12:11-12).

Nunca na história deste planeta se precisou tanto de descanso físico e espiritual como em nossos dias.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo" (1 Timóteo 1:8).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGO DE AZAR

Vejamos o que a Bíblia diz sobre jogo de azar e os textos das escrituras que abordam os princípios envolvidos. Citações sobre o jogo de azar na Bíblia Marcos 8:36 (NVI), “Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Hebreus 13:5 (ESV), “Mantenha a sua vida livre do amor ao dinheiro, e se contenta com o que você tem, pois ele disse: Eu nunca deixarei, nem te desampararei.” Eclesiastes 5:10 (NVI): “Aquele que ama o dinheiro não será satisfeito com dinheiro, nem o que ama a abundância com a sua renda. Também isto é vaidade.” Lucas 12:15 (NVI), “E Ele lhes disse:” Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida não consiste na abundância dos bens que ele possui “. O 10º Mandamento O Mandamento número dez encontrado em Êxodo 20:17, fala sobre cobiça, que é a raiz de muitos dos nossos problemas. Qual é ...

O Deus do antigo testamento é cruel?

Incrédulos têm utilizado a destruição das nações pagãs por Israel em Canaã como prova de que o Deus do Antigo Testamento é injusto e cruel. Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Porém assim lhes fareis: Derrubarei...

CONVERSÃO

Um grupo de missionários ligados à Missão Portas Abertas esteve recentemente no Irã, em contato com os cristãos do país para ensiná-los de forma mais aprofundada sobre o cristianismo e a Bíblia Sagrada, e voltou com um testemunho marcante de uma jovem convertida. A jovem Sheeften contou aos missionários que há uma década tinha sonhado com Jesus, mas não tinha entendido o significado daquele sonho – que a levou a conversão – até o encontro com os missionários. “Há exatamente dez anos, eu tive um sonho. Eu vi Jesus vindo à minha direção com um colar. Ele o colocou em meu pescoço. Baixei a cabeça para olhar melhor e vi que era uma cruz com um coração ao centro onde estava escrito o número dez. Na época, eu não sabia o que isso significava, mas, daquele momento em diante, soube que Jesus existia”, declarou a jovem numa carta. Segundo S...