Pular para o conteúdo principal

EXEGESE DE MATEUS 12:1-8

EXEGESE DE MATEUS 12:1-8

"Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. [...] Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor do sábado."

Alguns quando leêm esse texto dizem: "Está vendo, Jesus transgrediu o sábado, por isso não precisamos mais obedecer ao quarto mandamento da lei de Deus". Só que há um problema muito sério com esse pensamento. Vejamos:

De acordo com a Bíblia "o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3:4). Essa mesma Bíblia diz que Jesus foi "tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hebreus 4:15). Se Jesus tivesse transgredido o quarto mandamento teria pecado, se tivesse pecado. Isso parece absurdo, mas é a implicação moral do argumento "Jesus transgrediu o sábado por isso não devemos mais obedecer ao quarto mandamento".

Jesus nunca pecou, por isso é nosso Salvador e Seu sacrifício expiatório foi aceito por Deus. O problema não está em Jesus e sim nos que distorcem a Bíblia, os "ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles" (2 Pedro 3:16).

Nesse momento não importa o que você crê, importa o que a Bíblia diz e a Bíblia diz: "Jesus não transgrediu o sábado". Portanto, qual é a questão então em Mateus 12:1-8? A questão não é SE o sábado deve ser guardado e sim COMO ele deve ser guardado: de forma legalista como os fariseus ou de forma misericordiosa como Jesus ensinava?

Veja bem, os apóstolos viviam viajando com Jesus, de um lado para o outro, iam com o Mestre curando, libertando, restaurando e muitas vezes mal tinham tempo para se alimentarem direito e num momento de pausa do ministério, quando estavam se deslocando de um lugar para trabalhar em outro, passam então por uma plantação e tiraram algumas espigas para recobrar as forças, cuidarem do templo do Espírito Santo e terem condições de continuar trabalhando pelas pessoas. Seria isso "transgressão do sábado"? Só na mente dos fariseus do tempo de Jesus e na mente dos fariseus de nossos dias que não atenderam ao pedido de Jesu:

"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos" (Mateus 9:13).

Em Deuteronômio 23:25 está escrito: "Quando entrares na seara do teu próximo, com as mãos arrancarás as espigas; porém na seara não meterás a foice". Ou seja, Deus permitia fazer o que os discípulos fizeram. Podia pegar pra comer, o que não podia era colher para vender.

O quarto mandamento (Êxodo 20:8-11) ordena o descanso do trabalho no sábado. Em Êxodo 34:21 diz que não se deve fazer colheita nesse dia. As leis expandidas, encontradas na Mishnah judaica alistam 39 categorias de trabalho proibidas no sábado: colher grãos era uma delas. Alguns rabinos chegavam a desencorajar caminhadas por campos se o grão estivesse à altura do tornozelo, pois caso o tornozelo acidentalmente derrubase grãos ao roçar neles, isso seria considerado debulhar.

Jesus não viera abolir a lei (Mateus 5:17), viera dar o pleno significado da mesma, veio para restaurar a aplicação espiritual dos dez mandamentos que havia se perdido pela influência grega sobre o judaísmo e pela tradição farisaica. Isso pode ser visto no Sermão do Monte. Jesus veio nos ensinar o que devemos fazer no sábado, pois Ele disse:

"Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem." (Mateus 12:11-12).

Nunca na história deste planeta se precisou tanto de descanso físico e espiritual como em nossos dias.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo" (1 Timóteo 1:8).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

O Anel do professor

O Anel do professor – Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada… que sou lerdo… um completo idiota. Ajude-me, por favor. O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: – Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor. Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: – Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar… – C… Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: – Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder. Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam

Relacionamentos cortados!

​​Relacionamentos cortados.  Quem nunca viveu um término doloroso e até traumático onde você parece ter sido "cortado" da vida de quem você amava e menos esperava? Eu já. E de repente, você emocionalmente se sente sozinho e se vê num estado de dor insuportavel que parece que não ter fim. Esse estado é temporário, ele passa. Tudo passa. Quando você é cortado da vida de alguém o sentimento de rejeição, abandono, indiferença e traição chega até você sem pedir licença querendo te colocar ainda mais pra baixo. Mas nessa hora você precisa se lembrar de quem você é e então desligar sua alma, seus sentimentos de dor, decepção, frustração e perda, da alma de quem escolheu não ficar. E agora é a sua vez de cortar. Cortar pela raiz sua alma que está presa em alguém que quis partir. Acabou. Então deixe ir. Você merece alguém que segure a corda da vida com você e não alguém que corte ela quando chega o dia mal. E mal sabe ela que cortando dessa forma como está na imagem os dois caem. Um c