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(1 Coríntios 15.10)

“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.” (1 Coríntios 15.10) Estas palavras foram escritas pelo apóstolo Paulo. Ele está terminando sua primeira carta Aos Coríntios. Nela ele ensinou sobre como lidar com os diversos desafios de se viver como cristão numa sociedade não cristã. Aqueles irmãos deveriam aprender a honrar a graça que receberam. Deveriam ser inspirados, fortalecidos e operantes, por meio da graça. A carta é cheia de orientações práticas. É nela que encontra-se o famoso texto sobre a supremacia do amor – capitulo 13. Um dos temas centrais da carta é a maturidade espiritual. Afinal, a graça de Deus nos encaminha à maturidade. Paulo testemunha que foi pela graça de Deus que havia se tornado quem agora ele era, tendo superado tudo que antes havia sido, mas que não honrava a Deus. Fala também de seu trabalho e esforço, encorajado pela graça de Deus. Ma

Mateus 5:3,

Mateus 5:3, - Essa não parece uma boa maneira de começar um sermão. Quero dizer, não é politicamente correto. Falta a delicadeza e bom senso de alguém especializado em relações públicas. Afinal, quem deseja ouvir sobre pobreza de espírito? Esse pregador não está sintonizado com o mundo. Para ser "bem-sucedido", você tem que dar às pessoas o que elas querem; tem que apresentar-lhes as palavras e idéias que elas desejam ouvir. E qualquer ouvinte sabe que as pessoas se enchem de alegria com mensagens tais como: "Bem-aventurados os ricos" ou "Bem-aventurados os ricos de espírito". - Bem, se Jesus realmente desejava atrair uma multidão, Ele tinha que inteirar-se dos métodos do mundo. Com uma mensagem do tipo: "Bem-aventurados os pobres de espírito", Ele nunca atingiria a maioria das pessoas. Ele nunca alcançaria o tipo de sucesso que é respeitado pela cultura em geral. - Mas é exatamente aí que está a diferença entre os valores convenciona

Mateus 5:4.

Mateus 5:4. - À semelhança da primeira bem aventurança, esta contraria a sabedoria e métodos do mundo. Os não cristãos "normais" consideram tal declaração como absolutamente ridícula. - O lema do mundo não é "Bem-aventurados ou felizes os que choram", mas "Bem-aventurados e felizes são aqueles que estão livres da necessidade de chorar". O pranto é algo que o mundo procura evitar com todas as suas forças. A filosofia do mundo é: "Esqueça seus problemas"; "Faça o seu melhor para fugir de problemas". * A vasta indústria do entretenimento tem como alvo ajudar as pessoas a evitar a necessidade de chorar, de gastar muito tempo pensando nos problemas que enfrentamos como mundo em geral e como indivíduos. * A obsessão pelos prazeres é de muitas formas uma válvula de escape para graves aflições. A TV é, em grande escala, um narcótico visual ou tranquilizante. Ela apresenta uma programação relativamente fútil como escape de uma vida diária

Mateus 5:5.

Mateus 5:5. - À semelhança das bem-aventuranças anteriores, esta é inteiramente oposta ao pensamento do que a Bíblia chama de "homem natural". - O mundo julga em termos de poder, auto-confiança, agressividade, e conquista. Mas Jesus exaltou traços impopulares de caráter, tais como humildade de espírito, pesar e agora mansidão. Jesus é verdadeiramente o Revolucionário dos revolucionários. Ele verdadeiramente inverteu o sistema de valores da cultura dominante. - A radicalidade dos ensinos de Cristo implica em um estilo de vida totalmente diferente para Seus seguidores. Não é por acaso que Jesus Se refere ao fato de alguém tornar-se cristão como sendo um novo nascimento (João 3:3 e 5). - O cristão renascido pertence a um reino inteiramente diferente do da cultura em geral, e até mesmo, infelizmente, da cultura de muitas igrejas. Como resultado, ele tem um novo conjunto de valores. - Segundo Jesus, não são os desordeiros, violentos, agressivos, ou egoístas que he

Mateus 5:6

Mateus 5:6 Todos os problemas no mundo atual resultam do fato de que a humanidade não está bem com Deus. Todos os nossos anseios e frustrações se originam nesse conceito. Aí entra a quarta bem-aventurança. Ter fome e sede de justiça basicamente significa desejar estar livre do pecado em todas as suas formas. Conseqüentemente, essa fome e sede é um desejo de estar bem com Deus. - D. Martyn Lloyd-Jones nos ajuda a entender a questão quando escreve: "O homem que tem fome e sede da justiça é aquele que vê que o pecado e a rebelião o separam da presença de Deus, e anseia restaurar o antigo relacionamento, o relacionamento original de justiça na presença de Deus. Nossos primeiros pais foram criados justos na presença de Deus. Eles habitaram e caminharam com Ele. Esse é o relacionamento que tal homem deseja." - Ter fome e sede de justiça também significa desejar estar livre do poder do pecado em nossa vida diária, um poder que nos induz à sujeição aos maus hábitos e a rel

Mateus 5:7

Mateus 5:7 - A quinta bem-aventurança nos apresenta um ponto crítico. As quatro primeiras tratam de nossa relação com Deus. - A quinta começa a tratar de nosso relacionamento com outras pessoas. O mesmo é verdade com respeito às últimas três. Assim, a maneira mais simples de dividir as Bem-aventuranças é como a das tábuas dos Dez Mandamentos. APLICAÇÃO: O cristianismo não é simplesmente uma questão de amar e ter afeição por Deus. Longe disso. Os dois Testamentos ilustram o cristianismo como amor tanto a Deus como às outras pessoas. Não estamos tratando da questão "um ou outro", mas "ambos e um e outro". - Na verdade, para mim, é impossível amar a Deus sem amar os outros. - De igual forma, se realmente refletirmos nisso, é impossível amar genuinamente as outras pessoas, sem amar a Deus. O máximo que você transmita de amor a um irmão ou irmã, desvinculado do amor divino, é meramente uma forma mais sutil de egoísmo humano. Isto é, eu o amo por causa do que